Home arrow A Escola arrow História
História PDF Imprimir
11-Apr-2008

      A Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana foi criada através de convênio entre o Governo do estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Americana, no mês de Setembro de 1972, recebendo o nome oficial de Colégio Polivalente.


     O Colégio Polivalente iniciou suas atividades em março de 1977 oferecendo cursos de Mecânica, Administração, Secretariado e Edificações. A partir de 1981, foi integrado como Unidade Escolar do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", passando a ser denominada Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana. Nessa ocasião a Prefeitura Municipal de Americana fez a doação do imóvel ao CEETEPS, através de Lei Municipal.

     Tendo em vista a predominância das indústrias Têxteis na região, fez-se necessária a implantação do Curso Técnico Têxtil a partir de 1990.

     Em dezembro de 1994 alterou-se novamente a denominação da Unidade para Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana, em virtude de ser conhecida desde sua criação como"Polivalente". Seguindo as novas tendências no mercado de trabalho e sua diversificação para vários seguimentos produtivos e de serviços, atualmente a escola oferece, além dos cursos já implantados, os cursos Técnicos em: Comunicação Visual, Contabilidade, Design de Interiores,  Logística, Segurança do Trabalho e Técnico em Eventos.

     Em 1998 e 2001, a Unidade passa a contar, respectivamente, com as Classes Descentralizadas de Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, que se tornaram Unidades Escolares em 2003. Em 2006, é implantada a Extensão de Nova Odessa com as Habilitações Profisionais Técnicas de Nível Médio em Administração e Segurança do Trabalho, que em 2009, tranformou-se em Unidade de Ensino.

     Em  2011 implantamos o primeiro Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, ampliando em 2012 para os cursos técnicos Integrado ao Ensino Médio em Administração, Edificações, Logistica e Mecânica.

Atualizado em ( 10-Mar-2014 )